segunda-feira, 26 de março de 2012

Cintigrafia

Entretanto, esqueci-me de vos falar como foi a cintigrafia que fiz após o iodo.
Estive em regime de internamento de 5 a 8 de março. Depois na segunda feira seguinte (12 de março) tive que voltar aos Huc para realizar a cintigrafia, no piso da medicina nuclear. 
Este exame serve para verificar se ficaram metásteses (se o cancro se espalhou) nalguma parte do corpo. É um exame indolor, não é necessário ir em jejum e toma-se a medicação normalmente.
Não precisei de trocar de roupa, nem tirar os sapatos, nem sequer os brincos. Pediram-me para me deitar na cama do equipamento (câmara-gama) e amarraram-me. Depois tive que ficar imobilizada durante 20 minutos, enquanto a placa percorreu todo o meu corpo. Pode meter alguma impressão porque a placa fica muito próxima da cara, durante alguns minutos, depois move-se para a zona abdominal e por fim para a zona das pernas. Não se sente absolutamente nada, o incómodo é ter que ficar quieta, mas nem me custou nada. O melhor é pensarem que estão num sítio que gostem muito. O tempo até passa rápido.

Câmara-gama

Quanto ao resultado, o médico falou-me que estou limpa mas, como acontece na maior parte das tiroidectomias totais, é muito dificil retirar toda a tiroide e podem ficar pequenos restos da glândula. Foi o meu caso, ainda fiquei com alguns bocadinhos de tiroide. Mas ele disse-me que não precisava de me preocupar porque agora o iodo fica a trabalhar no meu corpo durante 4 meses. Ao fim desse tempo irei realizar uma ecografia e análises para ver se o iodo radioativo foi eficaz. O pior que pode acontecer, no caso de não ter resultado, é ter que tomar uma nova dose de iodo mais forte.  
Mediu-me também o nível de radiação e disse que já não tinha absolutamente nada. Poderia esquecer todos os cuidados que tive até então e nem com crianças precisava de me preocupar, a expressão dele foi "podes arrumar na gaveta todos os cuidados que estavas a ter".
Voltei para casa e tenho seguido a minha vida com toda a normalidade. Continuando apenas com o Eutirox 150 todas as manhãs e com um comprimido de cálcio (Ideos) diariamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário