sábado, 17 de março de 2012

Iodo radioativo, cuidados a ter em casa

Informação importante: Informo que as instruções seguintes foram destinadas ao meu caso específico no momento da alta para eu seguir em casa. Essas indicações podem variar de pessoa para pessoa, consoante a dose de iodo administrada e consoante o nível de radiação presente no corpo à saída. Cada um deve seguir os cuidados que o seu médico recomendar. Aquando da minha saída eu estava com uma dose muito reduzida de radiação o que tornou mais simples os cuidados a ter nos 5 dias seguintes. Não tive que cumprir tão à risca os cuidados seguintes. O meu médico disse que não seria necessária tanta exigência (no meu caso).


Informações do Serviço de Medicina Nuclear dos Huc
Cuidados a cumprir em casa após terapêutica com I131

"Cuidados para cumprir em casa durante 5 dias:
  • Beber muita água (1,5 a 2 litros de água por dia).
  • Urinar com frequência e puxar sempre o autoclismo 2 ou 3 vezes. Doentes do sexo masculino deverão urinar sentados. Depois de urinar, lavar muito bem as mãos.
  • Bochechar com sumo de limão diluído em água várias vezes ao dia, sobretudo nos períodos entre as refeições. Em seguida lavar a boca com água para diminuir a acidez do limão. Em alternativa pode utilizar rebuçados os pastilhas (cerca de 2 vezes entre cada refeição).
  • Levantar-se durante a noite 1 ou 2 vezes para urinar, bochechar com limão e beber água.
  • Não dormir acompanhado durante 5 noites (acompanhado entenda-se na mesma cama, pode ser no mesmo quarto desde que com uma distância de 2 metros).
  • Usar sempre a mesma loiça e lavá-la à parte. Durante estes dias não deverá ser usada por mais ninguém. Após 5 dias a loiça pode voltar a ser usada por qualquer pessoa.
  • Tomar banho pelo menos uma vez por dia e limpar as narinas com lenços de papel.
  • Se precisar de cozinhar usar luvas para manipular os alimentos.
  • Não contactar com grávidas ou bebés de colo.
  • Evitar a gravidez durante 6 meses.
O doente deverá voltar no dia 12/03/2012, às 9 horas, para realização de cintigrama corporal pós-terapêutica. Não é necessário estar em jejum e o doente deverá tomar a medicação habitual."

Recebi também umas indicações mais gerais que passo a descrever e que podem abrir no link seguinte:




"SERVIÇO DE MEDICINA NUCLEAR - HUC

INSTRUÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DOS DOENTES

APÓS TERAPÊUTICA COM IODO RADIOACTIVO

(Baseadas nas Directivas 96/29 e 97/43 EURATOM e de acordo com a Legislação Nacional)

 Recebeu tratamento com iodo radioactivo para curar um problema da tiróide. A maioria do iodo será eliminada do seu corpo pela urina. No entanto, durante várias semanas, algum iodo permanecerá no seu corpo, o que significa que pode irradiar outras pessoas que se encontrem fisicamente próximas.
A protecção de familiares, amigos próximos, colegas e outras pessoas é da sua responsabilidade. As perguntas e as respostas dadas a seguir destinam-se a informá-lo sobre precauções simples que deve adoptar.


1. Qual a precaução mais importante?

Não se sente nem fique perto de pessoas no trabalho ou em casa. Tente manter uma distância de pelo menos 1 metro. Durante períodos longos (superiores a uma hora), mantenha uma distância de 2 metros.


2. E quanto a contactos com mulheres grávidas?

O contacto com mulheres grávidas deve ser reduzido ao mínimo. Tente ficar a, pelo menos, 2 metros das mulheres grávidas.

3. É perigoso ficar grávida/procriar?

Uma parte do iodo permanece no seu corpo durante quatro meses. Durante este período, deve evitar ficar grávida ou procriar.

4. Posso ver os meus filhos e tratar deles?

Se os seus filhos tiverem menos de 10 anos, evite, sempre que possível, os contactos estreitos (abraçar ou pegar ao colo). O risco é maior para as crianças jovens do que para os adultos, pelo que, por uma questão de segurança, deve evitar contactos desnecessários durante mais uma semana para além do período recomendado.

5. E quanto aos lactentes?
As crianças com menos de 2 anos devem ficar ao cuidado de outras pessoas. Se possível, procure que fiquem em casa de parentes ou amigos próximos.
6. Posso continuar a amamentar?
O iodo radioactivo passa para o leite materno, aí permanecendo durante um período relativamente longo. Portanto, deve deixar de amamentar por completo!
7. Posso manter contactos estreitos com o meu parceiro ou parceira sexual ou outras pessoas em casa?
Qualquer contacto estreito, como abraçar ou ter relações sexuais, deve ser limitado a meia hora por dia. Devem dormir em camas separadas. As camas devem manter uma distância de 2 metros, mesmo que exista uma parede a separá-las, porque as paredes das casas não garantem uma protecção adequada contra este tipo de radiações.
8. E se a minha parceira sexual estiver grávida?
Se a sua parceira sexual estiver grávida, é importante evitar contactos estreitos com ela.
9. Estas precauções aplicam-se também às pessoas com mais de 60 anos?
Relativamente às pessoas com mais de 60 anos, o risco é muito inferior ao das outras pessoas. Por este motivo, as precauções especiais são menos importantes.
10. Posso receber visitas?
As visitas curtas, inferiores a duas horas, não causam problemas. É necessário manter uma distância de cerca de 2 metros e, de preferência, evitar contactos próximos. Deve desencorajar as visitas de crianças jovens e de mulheres grávidas.
11. Posso ir trabalhar?
A maioria das pessoas pode ir trabalhar. Se, devido à natureza do trabalho, tiver de estar a menos de 2 metros das mesmas pessoas durante mais de duas horas por dia, deve pedir conselho ao seu médico. De qualquer modo, deve informar o seu empregador.
12. E se for educadora de infância?
Os educadores de infância ou outras pessoas que têm de estar em contacto estreito com crianças jovens durante o horário de trabalho não devem ir trabalhar. O seu médico indicar-lhe-á o período de tempo necessário para esta restrição.
13. Posso ir ao cinema ou a outras actividades de lazer?
De preferência, deve evitá-lo. Evite ir ao cinema e a outras actividades sociais em que está perto de outras pessoas durante mais de uma hora.
14. Posso utilizar os transportes públicos?
Durante uma semana, não deve utilizar os transportes públicos durante mais de duas horas. As viagens mais longas só devem ser feitas se não puder evitá-lo. Nesse caso, tente sentar-se sem ninguém perto. Peça conselho ao seu médico no caso de viagens mais longas.
15. E quanto a táxis?
Sente-se no banco de trás, no lado oposto ao do motorista. Não viaje mais de duas horas com o mesmo motorista de táxi.
16. Posso utilizar as mesmas casas de banho que as outras pessoas?
Sim, mas deve evitar salpicar urina. Portanto (válido também para homens), sente-se para urinar. Limpe sempre os órgãos genitais com papel higiénico e despeje o autoclismo. É importante lavar as mãos logo a seguir, mesmo se apenas urinou.
17. E quanto a talher, louça, roupa de cama, toalhas, etc.?
Os doentes eliminam o iodo radioactivo também através da saliva e do suor. Consequentemente, o talher, a loiça, as toalhas, a roupa de cama, etc. não devem ser partilhados com outros. Depois de lavados não constituem perigo. Não há necessidade de os lavar separadamente.
18. O que acontece se tiver de ir para o hospital?
Se tiver de ir inesperadamente para o hospital, informe o médico de que recebeu recentemente tratamento com iodo radioactivo, mesmo que seja o hospital em que foi tratado.
Em caso de dúvida, peça sempre conselho ao seu médico assistente."

25 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog!
    Tenho um familiar que removeu a tiroide e está a ter este tratamento. Foi muito util para mim ver esta publicação.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Muito grata pela partilha de informação.
    Também eu tenho um familiar que vai fazer este tratamento na próxima semana e estas dicas são muito úteis e importantes.
    As rápidas melhoras e que os tratamentos fiquem por aqui. Sinal que está bem!
    Bem haja.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Parabens pela informação contida nesta página.
    Eu irei efectuar este tratamento e desconhecia por completo o que fazer apos o tratamento.
    Apenas hoje foi marcadao, mas ainda não tive explicações, dado que nada sei se haverá algo a fazer antes e como será o durante.
    Espero que neste momento esteja já curada.
    Votos de muitas Felicidades e Exito pela vida fora.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Ola entrei para dizer que segunda irei para o ipo e tenho mto medo para fazer possivelmente esse tratamento que falam.so tenho pena que os nossos medicos nao digam as coisas claramente aos doentes.ob bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr.Anónimo de 9 de Fevereiro,faço votos para que tenha corrido tudo bem.Se esteve no IPO de Lisboa,certamente que teve uma consulta de Endocrinologia prévia e uma entrevista com uma enfermeira que lhe deu todas as instruções prévias ao seu internamento bem como folhas com instruções escritas sobre o período pré e pós tratamento.Não há razão para medo.Só se não fizer tudo de acordo com as instruções...Tudo bom para si e as melhoras,valeu?Vou também ser submetida ao mesmo tratamento,sei do que falo.Saudações saudáveis.Uma médica e doente.

      Eliminar
  5. Boa noite gostei muito das informações, gostaria de saber onde vc fez seu tratamento com o iodo, preciso fazer também e estou procurando um laboratório, obrigada.

    ResponderEliminar
  6. bom dia, gostaria de fazer uma pergunta que para mim é muito importante. Será que posso ir para a piscina em que os meus filhos também vão. eles têm 2 e 3 anos e eu tenno medo de os estar a contaminar.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, gostava de fazer uma pergunta, será que posso partilhar a mesma piscina que os meus filhos de 2 e 3 anos? Eu no passado dia 3 fiz o tratamento com iodo radioativo e gostaria de saber se poderei utilizar a mesma água que eles ou se haverá qualquer tipo de restrição. Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá! Meu nome é Elisângela, tenho 35 anos e moro no interior da Bahia. Como é bom poder encontrar um espaço para poder compartilhar as nossas dores e também as nossas conquistas. Também fui vítima do CA Papilífero de tireóide. Fiz a tireoidectomia total com esvaziamento de cervical em fevereiro deste ano e o iodo em abril. A semana passada fui ao médico para fazer o controle e ao submeter-me a uma USG com dopper UM SUSTO: três linfonodos suspeitos na região cervical. O meu cirurgião me tranqüilizou afirmando que podem ser gânglios inflamatórios, tendo em vista os excelentes resultados pós-iodo, além disso, chegou a afirmar que a USG não é o único parâmetro para avaliar se houve recorrência ou não do CA. ALGUÉM PASSOU POR SITUAÇÃO SEMELHANTE??? Confesso... fiquei triste, mas confio na Misericórdia Divina. Deus está no comando. Gostaria de manter contato com pessoas que queiram partilhar suas experiências. Aguardo contato: elisangela882@hotmail.com e que DEUS continue nos abençoando.

    ResponderEliminar
  9. Vou fazer este tratamento este mês. Estou um pouco receosa.
    Parabéns pelo blog. Fiquei com uma ideia do que me espera.

    ResponderEliminar
  10. Vou fazer o tratamento amanhã e estou com muito medo. Tenho duas filhas com 4 e 1 ano e vão ficar na minha mãe esta semana. Mas eu tenho que ir sozinha para o hospital? depois como é para vir comigo no carro?

    ResponderEliminar
  11. Oi gostaria de uma informação, trabalho em uma drogaria enfrente a um hospital de câncer, onde atendo todos os tipos de pacientes, voce acha que exite algum risco de contaminacao com o iodo radioativo para mim, ao atender esses pacientes??? estou gravida de 2 meses. obrigada desde já.

    ResponderEliminar
  12. Blog fantástico!! Cátia, Saúde & Felicidade para uma longa Vida, é o que lhe desejo! O meu cunhado passou pelo mesmo. Vai correr tudo bem! Beijinho, do Jorge

    ResponderEliminar
  13. voce saberiam informar, se caso uma pessoa passe mais ou menos uma hora em contato com a pessoa em um carro, ou seja, 1 metro, quanto tempo ela precisa se distanciar para poder retornar a entrar em contato nas mesmas condições? URGENTE

    ResponderEliminar
  14. miinha maaeh tomoou oo iodo radiativo quaantto teempoo elaa teeiinn qee fiikaarr dee reepooussoo ?

    ResponderEliminar
  15. Foi muito bom ler este comentario , não tinha tido explicaçao assim tao detalhada . Vou fazer este tratamento dia 8/4/2014 ,tenho uma filha que está gravida e uma neta com 23 meses , assim ja ficamos a saber o que fazer ,obrigada que corra tudo sempre bem .

    ResponderEliminar
  16. Muito bom dia,
    Gostava de colocar uma questão, pos tratamento de iodo, podesse comer normalmente ou temos que ter atenção aos alimentos?
    E quanto as hormonas podesse começar a medicação de imediato?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  17. Acabei de chegar do hospital de fazer esse tratamento. Obrigado pelas informações. Obrigado

    ResponderEliminar
  18. Muito obrigada irei fazer em breve o tratamento em alternativa à cirurgia, assim já estou esclarecida. No entanto ficou uma duvida. Será que posso estar em contacto com a distância que mencionou num doente que teve um AVC. .?

    ResponderEliminar
  19. Isso não lhe sei responder. Será melhor falar com o seu médico. Que tudo corra bem :)

    ResponderEliminar
  20. Tenho uma dúvida, se eu tenho contato com uma pessoa radioativa e depois com uma criança, isso é prejudicial para a criança?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho certeza. Mas penso que não será prejudicial. Mas não custa perguntar ao médico e jogar pelo seguro

      Eliminar
  21. Obrigado por compartilhar, foi muito útil.

    ResponderEliminar