quinta-feira, 8 de março de 2012

Iodo radioativo ultrapassado

Hoje voltei para casa... Internada desde segunda feira (com um pequeno imprevisto) em isolamento nos Huc para fazer o tratamento com iodo radiativo I131, tive alta esta manhã. Sinto-me normal, sem efeitos secundários, correu tudo bem por lá. Agora em casa terei que seguir alguns cuidados até à próxima segunda feira, dia em que irei realizar a cintigrafia*. Continuo com bastante sono e cansaço geral. Quando me olho ao espelho noto que estou horrivelmente feia, tenho os olhos bastante inchados (os olhos já incharam na semana antes ao tratamento, por falta da hormona - Eutirox) e acho que a cara também está um pouco, mas insistem em ser simpáticos comigo e dizer que não. Não terei coragem de postar uma foto do meu aspeto atual, mas garanto que estou mesmo feia... Tenho é a garantia médica que assim que retomar a medicação voltarei ao estado normal, retomarei o Eutirox 150 então amanhã.
Assim que possa descrevo-vos os meus dias de isolamento e conto tudinho ao pormenor. Também estou disponível para esclarecer as dúvidas que possam existir, desde que saiba!!

* "As cintigrafias são exames realizadas frequentemente para a deteção de cancro, para verificar se o cancro se disseminou (metastizou) para outros órgãos como os ossos ou o fígado, bem como para avaliar a eficácia de um tratamento instituído contra o cancro. Outra razão comum para a realização destes exames consiste na avaliação da função de múltiplos órgãos como a tiroideia, o coração, o fígado, os rins, etc..." Fonte: conteúdo proveniente da Harvard Medical School
Até muito breve...

6 comentários:

  1. Olá linda, aqui tenho vindo todos os dias desde 2ªf, não sabia se tinhas levado telemovel... fico tão mais tranquila por te saber bem e já em casa :)que bom querida que correu tudo bem. Beijo enorme e muita força nos próximos dias e não me acredito que estejas feia... porque quem é lindo nunca está feio! Descansa bastante, beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    A minha irmã foi operada á titoide dia 19|12|2012. Fez tiroidectomia e o resultado da anatomia patologica diz que tem 3 microcarcinomas. Terá que fazer o tratamento com iodo radioativo. Quantas sessões normalmente se realizam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e antes de mais obrigada pelo seu comentário. Pois bem, desejo que tudo corra bem à sua irmã. Relativamente ao iodo, eu só precisei de uma sessão. Normalmente só se faz uma, no caso de não conseguir ficar tudo limpo é que pode ser preciso uma segunda. Mas é raro..

      Eliminar
  3. Boa tarde.
    Fui submetida a tiroidectomia total a 4 de abril passado. Tudo correu bem, mas o resultado do estudo histologico foi de microcarcinoma papilar pelo que estou sem tiroxina desde dia 15 e com restriçao a iodo. Tenho cintigrafia marcada para dia 12 junho e ja me sinto muito cansada. Ja anseio pelo desenrolar rapido do processo e fechar este tema que me deixa um pouco deprimida.
    Bem haja pela sua iniciativa na partilha da experiencia!

    ResponderEliminar
  4. boa tarde! Tambem eu já passei pelo "castelo do silêncio" (a lenda do cavaleiro enferrujada) e sem qualquer tipo de sintomas, apenas uma ligeira inflamação na garganta... e olhem que a dose foi segundo o médico "mais elevada que o habitual", pois deixaram ficar muitos restos tiroideanos pós-cirúrgicos, inclusive muitos gânglios e um nódulo de 2cm. Só nao compreendo como a tireoglobulina deu indoseavel no pos cirurgia e, mesmo assim me mandam fazer o iodo... segundo o médico de medicina molecular, provavelmente poderia já estar curada com a cirurgia, mas dado o risco e por precaução, fizeram o iodo na mesma, não vá haver microcelulas cancerigenas... Pena este tratamento ter ditado o fim da amamentação do meu filhote...E isto que me está a custar... estar longe dos meus pequenotes, especialmente do que tem nove meses e estava a ser amamentado. Tenho ouvido o choro dele pelo telefone clamando pela mama e ainda tenho leite no peito, so que naolhe posso dar de modo algum. Gracas a Deus nao inchei, nao engordei e ja me sinto mais energizada com apenas 3 comprimidos de eutirox... A ver vamos agora na 4f a cintigrafia. Estou um pouco ansiosa com o resultado!
    Obrigada pela partilha de informação e de experiências...uma mais valia para todos os que passamos por esta trilha!

    ResponderEliminar
  5. Ola! Curiosamente temos o mesmo nome: Luz! Día 26 d agosto vou fazer o tratamento com o iodo! Estou um pouco ansiosa! Ainda falta algum tempo, e para ja, ainda nao noto os efeitos da falta dos comprimidinhos.... Retiraram a tiroide e foi-me diagnosticado um carcinoma papilar! Ca estou eu, quase pronta para este desafío!

    ResponderEliminar