quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

TSH recombinante - mais um exame

Antes de mais quero desculpar-me por andar tão ausente...
Os desenvolvimentos estão a acontecer só nesta altura.
Na semana passada fui recolher sangue para análises gerais e específicas de TSH, T3 e T4.
Entretanto esta semana tem sido preenchida de tempo passado no hospital. Na segunda fui cedo para tirar sangue novamente e para levar a injecção de Thyrogen. Na terça, novamente uma injecção de Thyrogen e consulta de cirurgia. Para meu espanto, o meu médico já não está naquele hospital e fui vista por uma jovem médica que pouco me disse além de ter as análises com bons resultados. Pedi-lhe que me passa-se um atestado para poder fazer depilação definitiva. Informei-a que tinha parado com o cálcio e ela verificou que não necessito de tomar mais porque os valores estão normais. E pronto, foi a consulta. Marquei consulta para daqui a dois meses, com a médica que tive quando entrei naquele hospital. Pelo menos para não andar a mudar mais e assim fico mais tranquila porque tenho confiança nela, foi ela que me passou para o cirurgião que me operou, e visitou-me algumas vezes durante o internamento.
Quanto à injecção em si, não dói, e eu que sou medricas para dizer isso é porque é mesmo verdade. Deu-me alguma sonolência e cansaço. Ainda fiz ginásio no primeiro dia, mas senti-me fraca. Só na segunda dose fui informada que não deveria ter feito, devido ao relaxamento muscular que o medicamento provoca.
Amanhã terei que recolher novamente sangue da parte da manhã (não é necessário jejum), para ver a reacção às injecções. Da parte da tarde terei a ecografia. Tudo isto para a consulta de Março de endocrinologia.
 
Para que possam perceber melhor, este exame (das análises e injecções) tem o nome de TSH recombinante e é feito depois da cirurgia e, no meu caso, depois do iodo. As injecções têm o nome de Thyrogen. Esta é então uma hormona que estimula a tiróide e é utilizada para detectar diferentes tipos de carcinomas na tiróide após remoção da glândula em pacientes que mantêm uma terapêutica com hormonas tiroideias. Após ser administrada, os resultados podem ser verificados através da análise sanguínea pelo resultado das hormonas e da tiroglobulina. Se existir tecido residual, este é estimulado para captar o iodo, permitindo recolher imagens através de uma cintigrafia. Também já tive conhecimento que o Thyrogen foi administrado a uma paciente antes do tratamento com iodo radioactivo, para ajudar a remover o tecido residual que possa existir.
É administrada sob a forma de 2 injecções, dadas com 24 horas de diferença, via intramuscular.
Segundo a informação que tenho, este exame é que ditará se possso ou não dizer que venci o cancro!!
(Desculpem-me se não me expliquei muito bem, mas as ciscunstâncias psicológicas não me permitem fazer melhor hoje)

Sem comentários:

Enviar um comentário