terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Consulta de cirurgia, 2 meses depois

No passado dia 27 de Dezembro tive consulta com o cirurgião, exactamente 2 meses depois da cirurgia.
O resultado das análises estava bom, embora tenham sido efectuadas há um mês atrás. Manteve-me a dose do eutirox (125) e mandou-me passar de 2 para 1 comprimido de cálcio (Ideos). Alertou-me que se tivesse alguns formigueiros nos pés, mãos ou lábios para voltar a tomar 2. Este fim de semana tive alguns formigueiros mas ainda não voltei a tomar os 2 comprimidos porque entretanto não voltei a sentir alterações. Pode ter sido da adaptação.
Quanto à cicatriz, ele não gostou muito, diz que está com relevo e que o furo do dreno já não se deveria notar. Não me quis receitar nenhum creme especial para ajudar na cicatrização, disse para continuar com a nívea e que se entretanto não melhorasse o aspecto que me dava uma anestesia local e me tirava as marcas. Para mim, a cicatriz até está com muito bom aspecto, e quem vê acha o mesmo, apesar de estar sempre avermelhada (ele disse que é normal, mas que com o tempo passa).
Mostrou-me o relatório da cirurgia, o nódulo tinha 11mm e estava fora da cápsula da tiróide, o que torna o meu caso mais especial. Porque estando fora há mais hipótese de ter "contaminado" a área envolvente. Disse-me que com este relatório é certo que vou ter que fazer o iodo para queimar alguns restos que possam ter ficado e para retardar o possível aparecimento de outros nódulos na zona da garganta. Segundo o cirurgião o pior que me pode acontecer é voltarem a aparecer nódulos e ter que ser novamente operada. Espero bem que não...
Já posso fazer a minha vida normalmente. Perguntou-me se tenho dor no local, mas não tenho. No primeiro mês tinha alguma dor de manhã e à noite e acima da cicatriz estava sempre muito duro e sem sensibilidade, mas questionei isso e é normal. Apenas me alertou para tomar sempre a medicação, colocar nívea e nada de apanhar sol.
Aproveitei para esclarecer algumas dúvidas...
  • Se me esquecer de tomar o eutirox um dia não há problema, no dia seguinte continuo a tomar normalmente.  
  • Há medicamentos que no folheto dizem que não devem ser tomados por pessoas com problemas da tiróide. O cirurgião disse para não me preocupar com isso que não há qualquer problema se eu os tomar.
  • Quanto às camisolas de gola alta e juntas ao pescoço também já posso usar.
  • Já posso fazer desporto.
Agora dia 20 de janeiro tenho consulta com o oncologista e dia 28 de fevereiro novamente com o cirurgião.

Sem comentários:

Enviar um comentário