segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

1ª consulta de oncologia

Na passada sexta feira (dia 20) lá fui eu à 1ª consulta de oncologia.
Antes de ser consultada ainda consegui encontrar o meu cirurgião para tirar umas dúvidas. É que as pessoas têm dito que a minha cicatriz está a fazer queloide, inclusivé uma enfermeira. Então a primeira coisa que perguntei ao cirurgião foi isso, ao que ele me respondeu que não tem queloide nenhuma. Simplesmente até meio ano pós cirurgia é normal que a cicatriz vá efetuando mudanças, só apartir desse prazo é que vai começar a ficar mais discreta e a melhorar de aspeto. E que se fosse queloide tinha-se manifestado logo, não era só agora (quase 3 meses depois da operação). Mas a minha principal preocupação que tinha que esclarecer com ele foi porque na última consulta ele marcou-me novamente uma visita para 28 de fevereiro mas nem me pediu para fazer análises. Concerteza que não ia à consulta apenas para ele ver a cicatriz. E realmente, como ele estava de urgência na última consulta e foi chamado para ir tratar de um doente esqueceu-se de me passar as análises. Assim, passou-me então para dia 20 de fevereiro a recolha de sangue para análise de tsh, t3, t4, glicose, azoto ureico, creatinina, albumina, cálcio, sódio, potássio, cloro e osmolalidade. Para as quais tenho que ir em jejum superior a 8 horas e inferior a 12. Fora destes tempos altera o resultados das análises.
Já na colsulta e oncologia, para minha surpresa a médica foi a que me fez as bióspias. Soube que o meu nódulo estava fora da tiróide, mais concretamente numa das glândulas das paratiróides, daí me terem tirado essa glândula também. Estando fora houve mais risco de contágio das zonas envolventes, ainda por cima tinha calcificações. O Iodo ficou marcado. Dia 5 de março. Resumidamente, vou parar o Eutirox 125mg dia 29 de janeiro e no dia seguinte começo uns novos comprimidos "Cynomel" até dia 18 de fevereiro. Esta medicação é ingerida 3x por dia. Todos os restantes medicamentos podem ser ingeridos, como o cálcio. Entretanto ela avisou-me para não fazer desporto nem grandes esforços físicos pois vou sentir muito cansaço e muito sono, além disso é normal que comece a inchar, mas depois passa, é por causa da medicação. Dia 27 de fevereiro começo a dieta. Não posso comer:
  • Peixe de água salgada, mariscos e moluscos;
  • Leite e derivados - queijo, iogurtes, gelados;
  • Ovos;
  • Vísceras;
  • Alimentos fumados, enchidos e conservas;
  • Alimentos submetidos a salmoura;
  • Pão conservado (tipo Panrico);
  • Gomas, sugos, gelatina;
  • Café ou chá preto;
  • Alho, cebola, nabo, espinafres, bróculos;
  • Espargos, couve lombarda, cogumelos;
  • Feijão, grão, ervilhas;
  • Amendoim;
  • Reduzir ao máximo o sal na alimentação e verificar sempre os rótulos dos alimentos processados pela indústria, rejeitanto alimentos que contenham algas, agar agar ou substâncias iodadas.
Os alimentos permitidos são por exemplo:
  • Peixes de água doce;
  • Manteiga, margarinas vegetais;
  • Carne fresca (músculo);
  • Alimentos frescos ou congelados;
  • Pão fresco de trigo ou centeio;
  • Café de cevada fraco ou tisanas;
  • Todos os restantes: alface, tomate, alho francês, couve-flor, couve-de-bruxelas, etc.
Depois dia 5 de março às 9h da manhã tenho que estar no piso -1, em jejum, com os meus bens pessoais, pijamas, rebuçados e pastilhas sem açúcar e o papel da requisição do exame. Posso também levar livros, revistas, computador, telemóvel, etc. Vou fazer a terapeutica do iodo radioativo I131. Não sei em termos técnicos o que isso quer dizer mas é a denominação. Fico internada 48 horas e na manhã do segundo dia volto para casa. Lá não tenho visitas e em casa não posso ter contacto com crianças nem grávidas. Relativamente aos adultos e restantes procedimentos serei esclarecida pela pessoa que me acompanhar no tratamento.
Após o iodo radioativo passo a tomar o Eutirox 150.
Depois a 26 de junho tenho que voltar ao hospital para fazer uma ecografia cervical e análises sanguíneas a tsh, t4, tiroglobulina e anticorpos para tiroglobulina. Os resultados destes exames serão vistos e analisados na consulta de oncologia no dia 10 de Julho.

2 comentários:

  1. Minha querida, cá te vou acompanhando :) É bom sentir essa tua força interior, vão ser uns meses dificeis mas tudo vai correr pelo melhor. Pensamento positivo sempre!!! Eu volto a repetir análises em Março. A minha cicatriz pouco tem evoluido, creio q o uso de camisolas a raspar na cicatriz também não ajude muito, neste momento já só estou a colocar creme nivea... mas parece-me q vou ficar com esta marca/rebordo junto aos ossos do pescoço. paciência! Ultimamente tenho tido dores de garganta à noite, não sei se é deste tempo, de ter a casa quente, quero pensar q é temporário. O que me tem preocupado mais é o efeito q o cálcio está a ter, há dias q tomo e outros q não tomo... prende-me imenso os intestinos e fico com umas cólicas muito chatas, e quase sempre à noite... de dia ando bem.
    Neste momento ando um pouco em baixo por causa do meu pai. Há uns meses foi operado ao olho esquerdo a uma catarata, e no passado dia 12 de Janeiro foi operado ao olho direito... mas não correu nada bem, ficou lá um bocado da catarata e nos últimos dias (até Sábado passado) q foi todos os dias ao hospital/ urgência fazer um tratamento (tinha muitas dores, não dormia). O facto de ele ser diabético não ajudou nada, pelo contrário. Desde o dia 12 que não vê desse olho. Amanhã (24/1) é novamente operado para retirarem o bocado q lá ficou, vou pô-lo ao hospital às 7h45, conseguimos q fosse assim, em vez de lá passar a noite hoje. Estou nervosa e apreensiva, tenho muito receio q fique cego dessa vista... se tudo correr bem deixo de fumar de vez llooooll... tinha q meter um pouco de humor nisto :)) Pensamento positivo é preciso! Vai tudo correr bem, é uma questão de dar tempo ao tempo :) Beijo enorme para ti Linda, e um até breve :) Depois mais para o fim da semana dou noticias do meu pai.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Já falei contigo por mail sou a Carolina Gomes Moura.
    O iodo radiactivo ou 131I(iodo-131, designação química) é um produto que provavelmente vais ingerir oralmente (em forma de cápsula ou líquido). O que o produto vai fazer é destruir o tecido tiroideu. Não vai doer nada (pelo menos o produto não tem efeitos secundários relevantes). O que importa é que depois tudo se resolva ;)
    Já agora podes enviar-me o teu artigo na cosmo por mail? (acagmc@gmail.com)

    Beijinhos

    ResponderEliminar