quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Atestado multiusos

Finalmente, ao fim de 5 meses, fui chamada para a junta médica para ter o meu atestado multiusos.
Fiz o pedido em Maio, levei os relatórios médicos e fiquei a aguardar uma carta em casa. Chegou esta segunda, e tive que ir hoje ao centro de saúde.
Esta carta dizia então para levar todos os exames que tivesse, cartão do cidadão e 50 euros.
Então hoje lá fui, basicamente o processo foi: paguei os 50 euros e não levei nada. Os relatórios que tinha entregue eram suficientes, também não tenho nenhuns exames porque está tudo nos HUC. Falei com 2 senhoras que me disseram que tive umproblema na tiróide no ano passado e que tinha direito a 60% de incapacidade. Irei receber em casa o atestado dentro de uma a duas semanas, válido até 2015. Após essa data tenho que voltar lá com um novo relatório médico para avaliação. Aconselharam-me a andar só com uma cópia do mesmo. Questionei quais os meus direitos com tal documento: isenção de taxas moderadoras e exames em todos os hospitais, não pago imposto automóvel, tenho vantagens a nível de IRS e disseram-me para me fazer acompanhar sempre do atestado nos vários locais e perguntar se tenho algum direito.
Tinha consulta de cirurgia agora em Novembro mas foi adiada para Fevereiro.

6 comentários:

  1. Olá Cátia,
    Chamo-me Nuno, sou de S. João da Pesqueira,tenho 35 anos e também tenho um carcinoma da tiroide. Fui operado a 1ª vez a 2 de Julho (lado direito onde tinha o nódulo e a 28 de Agosto fui informado que o nódulo era maligno (carninoma papilar), pelo que tive que repetir a operação no dia 20 de Setembro. Neste momento aguardo consulta cirurgia dia 5 de Nov. para ver resultados e esperar pelo IODO. Queria apenas agradecer-te pelo teu testemunho, é pedagógico e motivador. Obrigado! Nuno

    ResponderEliminar
  2. Olá Cátia chamo-me João, tenho 43 anos sou da Covilhã e fui operado no C.H.Cova da Beira, dia 29 de Maio de 2012 a um tumor papilar da tiroide tal como tu ja fiz iodo radioativo nos HUC em Agosto e hoje (30-10-2012)fui á junta médica para efeitos de atestado de incapacidade (aconselho a todo(a)s os que infelizmente têm este problema que o fassam).
    Não sei como correu o iodo, pois so tenho sonsulta de endocrinilogia em Dezembro,mas sinto-me muito bem fisica e psicologicamente.
    Já deixei de tomar o calcio (por opinião do cirurgião) e agora so tomo o eutirox.
    Desde que soube do meu problema pesquisei sobre o assunto e apareceu-me o teu blog, que ainda mantenho nos favoritos e acompanho regularmente.
    Excelente trabalho o teu aqui feito e que muito me ajudou até agora, principalmente a compreender aquilo que por vezes os médicos não esclarecem.
    O meu muito obrigado tens-me ajudado muito a encarar este problema.
    OBRIGADA E TUDO DE BOM NA VIDA PARA TI E PARA OS TEUS

    ResponderEliminar
  3. Olá querida Cátia ando na nete a pesquizar sobre nodulos da tiroide e encontrei o teu testemunho obrigada por o teres escrito e bastante esclarecedor para quem precisa de entender este tipo de problemas.

    Tambem tenho nodulos na tiroide nao sao malignos mas vou fazer um tereoidectomia total e estou apavorada vou ser operada dia 16 de fevereiro 2013 e dia 15 já fico internada.

    Durante o dia tento disfarçar que nao se passa nada mas de noite passo horas e horas acordada e so choro,tenho muito medo ...gostaria de puder falar consigo deixo o meu mail ( maryslily@hotmail.com) um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  4. Olá Cátia
    Passando pela net, encontrei o teu blog.Acabei de fazer uma cirurgia á tiroide, e este blog ajudou-me imenso a ter coragem no antes e depois..Ainda só passaram 7 dias, está a ser dificil, mas com todas as palavras colocadas aqui no blog, deu-me muita coragem. Obrigada Cátia. E tudo de bom na vida...E uma grande Luz para todos aqueles que como nós ficaram sem tiroide.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Bom dia! Tive o mesmo problema e neste momento tenho o atestado provisório. Renovaram o seu?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Maria João, o meu atestado é válido até 31 de dezembro de 2016

      Eliminar