segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Consulta de cirurgia

Na passada 3ª feira fui à consulta de cirurgia para saber os últimos detalhes antes de ser operada. Fui vista por um médico novo que mal leu o processo me disse: sabes que vais ser operada e vamos-te tirar tudo. Por acaso eu já tinha conhecimento disso, caso contrário seria indelicado o assunto abordado daquela forma. Aproveitei para esclarecer algumas dúvidas. A tiroidectomia total (remoção total da glândula da tiróide) não me trará problemas ao nível intestinal, de estômago, de intolerância ao frio e calor, de stress, de fertilidade, etc. praticamente o que ele me disse foi que é-me retirada toda a tiróide mas que tomarei um comprimido  de levotiroxina pela manhã (como já tomo, mas com uma dose superior) que substituirá toda a função desta glândula. Também me esclareceu que normalmente a cicatriz tem cerca de 6cm e que acerca da mesma tudo varia consoante o cirurgião, uns dão pontos que terão que ser removidos, outros optam por pontos absorvíveis pelo organismo e outros apenas colam. Além do corte terei dois drenos que, na melhor das hipóteses, ficarão comigo apenas nas 24 horas posteriores à cirurgia, estes drenos servirão para o corpo libertar restos de sangue,etc. O cirurgião explicou-me também as principais consequências da cirurgia: o acto cirúrgico pode levar à lesão de pequenas glândulas paratireóides que regulam o metabolismo do cálcio na circulação e nos ossos pela produção do hormônio PTH. A maior parte das pessoas operadas existe queda do cálcio no sangue com sintomas de formigueiro, contração muscular e perda de cálcio nos ossos fazendo-se, portanto imprescindível a reposição de cálcio que pode ser permanente ou passageira, através da toma de 2 comprimidos diários. Pode ocorrer também certa rouquidão por lesão dos nervos das cordas vocais, que será transitória ou permanente de acordo com o nível da lesão sofrida. A vida sem tireóide exige um acompanhamento periódico com endocrinologista e quando necessário ajuste das doses de levotiroxina. Uma das minhas maiores dúvidas prendia-se com o tratamento pós-cirurgico com iodo radioactivo. Fiquei mais tranquila por saber que nem sempre é necessário ser administrado. Cerca de 2 meses após a cirurgia terei que fazer novamente a cintigrafia para avaliar que restaram metástases. Caso isso se verifique aí sim, terei que efectuar o tratamento de iodo que requer isolamento. No que se refere ainda à cirurgia, o tempo de internamento pode variar entre os 2 e os 7 dias, depende da recuperação.
Serei entretanto chamada para ser operada dentro de 1 a 3 semanas. Neste momento nem sei o que mais me assusta, só quero que passe depressa e que logo logo esteja recuperada.

1 comentário:

  1. oi, vi vc no meu blog, mulherradioativa e resolvi visitar vc. fique tranquila, vc é jovem ,vai dar tudo certo. a pior fase é a do medo antes da cirurgia, e se tiver que fazer iodo, tambem da medo, deps passa e vc vai ficar boa logo e nem vai mais lembrar que teve de passar por tudo isso. boa sorte.

    ResponderEliminar