Informação importante: Informo que as instruções seguintes foram destinadas ao meu caso específico no momento da alta para eu seguir em casa. Essas indicações podem variar de pessoa para pessoa, consoante a dose de iodo administrada e consoante o nível de radiação presente no corpo à saída. Cada um deve seguir os cuidados que o seu médico recomendar. Aquando da minha saída eu estava com uma dose muito reduzida de radiação o que tornou mais simples os cuidados a ter nos 5 dias seguintes. Não tive que cumprir tão à risca os cuidados seguintes. O meu médico disse que não seria necessária tanta exigência (no meu caso).
Informações do Serviço de Medicina Nuclear dos Huc
Cuidados a cumprir em casa após terapêutica com I131
"Cuidados para cumprir em casa durante 5 dias:
- Beber muita água (1,5 a 2 litros de água por dia).
- Urinar com frequência e puxar sempre o autoclismo 2 ou 3 vezes. Doentes do sexo masculino deverão urinar sentados. Depois de urinar, lavar muito bem as mãos.
Bochechar com sumo de limão diluído em água várias vezes ao dia, sobretudo nos períodos entre as refeições. Em seguida lavar a boca com água para diminuir a acidez do limão. Em alternativa pode utilizar rebuçados os pastilhas (cerca de 2 vezes entre cada refeição).
Levantar-se durante a noite 1 ou 2 vezes para urinar, bochechar com limão e beber água.
Não dormir acompanhado durante 5 noites (acompanhado entenda-se na mesma cama, pode ser no mesmo quarto desde que com uma distância de 2 metros).
Usar sempre a mesma loiça e lavá-la à parte. Durante estes dias não deverá ser usada por mais ninguém. Após 5 dias a loiça pode voltar a ser usada por qualquer pessoa.
Tomar banho pelo menos uma vez por dia e limpar as narinas com lenços de papel.
Se precisar de cozinhar usar luvas para manipular os alimentos.
Não contactar com grávidas ou bebés de colo.
Evitar a gravidez durante 6 meses.
O doente deverá voltar no dia 12/03/2012, às 9 horas, para realização de cintigrama corporal pós-terapêutica. Não é necessário estar em jejum e o doente deverá tomar a medicação habitual."
Recebi também umas indicações mais gerais que passo a descrever e que podem abrir no link seguinte:
"SERVIÇO DE MEDICINA NUCLEAR - HUC
INSTRUÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DOS DOENTES
APÓS TERAPÊUTICA COM IODO RADIOACTIVO
(Baseadas nas Directivas 96/29 e 97/43 EURATOM e de acordo com a Legislação Nacional)
Recebeu tratamento com iodo radioactivo para curar um problema da tiróide. A maioria do iodo será eliminada do seu corpo pela urina. No entanto, durante várias semanas, algum iodo permanecerá no seu corpo, o que significa que pode irradiar outras pessoas que se encontrem fisicamente próximas.
A protecção de familiares, amigos próximos, colegas e outras pessoas é da sua responsabilidade. As perguntas e as respostas dadas a seguir destinam-se a informá-lo sobre precauções simples que deve adoptar.
1. Qual a precaução mais importante?
Não se sente nem fique perto de pessoas no trabalho ou em casa. Tente manter uma distância de pelo menos 1 metro. Durante períodos longos (superiores a uma hora), mantenha uma distância de 2 metros.
2. E quanto a contactos com mulheres grávidas?
O contacto com mulheres grávidas deve ser reduzido ao mínimo. Tente ficar a, pelo menos, 2 metros das mulheres grávidas.
3. É perigoso ficar grávida/procriar?
Uma parte do iodo permanece no seu corpo durante quatro meses. Durante este período, deve evitar ficar grávida ou procriar.
4. Posso ver os meus filhos e tratar deles?
Se os seus filhos tiverem menos de 10 anos, evite, sempre que possível, os contactos estreitos (abraçar ou pegar ao colo). O risco é maior para as crianças jovens do que para os adultos, pelo que, por uma questão de segurança, deve evitar contactos desnecessários durante mais uma semana para além do período recomendado.
5. E quanto aos lactentes?
As crianças com menos de 2 anos devem ficar ao cuidado de outras pessoas. Se possível, procure que fiquem em casa de parentes ou amigos próximos.
6. Posso continuar a amamentar?
O iodo radioactivo passa para o leite materno, aí permanecendo durante um período relativamente longo. Portanto, deve deixar de amamentar por completo!
7. Posso manter contactos estreitos com o meu parceiro ou parceira sexual ou outras pessoas em casa?
Qualquer contacto estreito, como abraçar ou ter relações sexuais, deve ser limitado a meia hora por dia. Devem dormir em camas separadas. As camas devem manter uma distância de 2 metros, mesmo que exista uma parede a separá-las, porque as paredes das casas não garantem uma protecção adequada contra este tipo de radiações.
8. E se a minha parceira sexual estiver grávida?
Se a sua parceira sexual estiver grávida, é importante evitar contactos estreitos com ela.
9. Estas precauções aplicam-se também às pessoas com mais de 60 anos?
Relativamente às pessoas com mais de 60 anos, o risco é muito inferior ao das outras pessoas. Por este motivo, as precauções especiais são menos importantes.
10. Posso receber visitas?
As visitas curtas, inferiores a duas horas, não causam problemas. É necessário manter uma distância de cerca de 2 metros e, de preferência, evitar contactos próximos. Deve desencorajar as visitas de crianças jovens e de mulheres grávidas.
11. Posso ir trabalhar?
A maioria das pessoas pode ir trabalhar. Se, devido à natureza do trabalho, tiver de estar a menos de 2 metros das mesmas pessoas durante mais de duas horas por dia, deve pedir conselho ao seu médico. De qualquer modo, deve informar o seu empregador.
12. E se for educadora de infância?
Os educadores de infância ou outras pessoas que têm de estar em contacto estreito com crianças jovens durante o horário de trabalho não devem ir trabalhar. O seu médico indicar-lhe-á o período de tempo necessário para esta restrição.
13. Posso ir ao cinema ou a outras actividades de lazer?
De preferência, deve evitá-lo. Evite ir ao cinema e a outras actividades sociais em que está perto de outras pessoas durante mais de uma hora.
14. Posso utilizar os transportes públicos?
Durante uma semana, não deve utilizar os transportes públicos durante mais de duas horas. As viagens mais longas só devem ser feitas se não puder evitá-lo. Nesse caso, tente sentar-se sem ninguém perto. Peça conselho ao seu médico no caso de viagens mais longas.
15. E quanto a táxis?
Sente-se no banco de trás, no lado oposto ao do motorista. Não viaje mais de duas horas com o mesmo motorista de táxi.
16. Posso utilizar as mesmas casas de banho que as outras pessoas?
Sim, mas deve evitar salpicar urina. Portanto (válido também para homens), sente-se para urinar. Limpe sempre os órgãos genitais com papel higiénico e despeje o autoclismo. É importante lavar as mãos logo a seguir, mesmo se apenas urinou.
17. E quanto a talher, louça, roupa de cama, toalhas, etc.?
Os doentes eliminam o iodo radioactivo também através da saliva e do suor. Consequentemente, o talher, a loiça, as toalhas, a roupa de cama, etc. não devem ser partilhados com outros. Depois de lavados não constituem perigo. Não há necessidade de os lavar separadamente.
18. O que acontece se tiver de ir para o hospital?
Se tiver de ir inesperadamente para o hospital, informe o médico de que recebeu recentemente tratamento com iodo radioactivo, mesmo que seja o hospital em que foi tratado.
Em caso de dúvida, peça sempre conselho ao seu médico assistente."