domingo, 29 de janeiro de 2012

Preparação para o iodo radioativo

Hoje tomei o último Eutirox 125 antes do tratamento. Amanhã começo a medicação nova (Cynomel) como preparação para o iodo radioativo. Esta nova medicação será em forma de comprimidos para tomar 3 vezes ao dia, após o pequeno almoço, almoço e jantar. Continuo com o Ideos (cálcio) 1 vez ao dia, depois do almoço.
Entretanto vou dando as novidades acerca dos novos sintomas.
Na sexta feira passada fez 3 meses que fiz a cirurgia.
Hoje está assim (está com algum brilho porque está hidratada com nívea)...


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Para a consulta de cirurgia agendada para 28 de fevereiro tenho que fazer a análise ao sangue referida no post anterior, essa análise ficou marcada para dia 20 do mesmo mês. Apercebi-me que se fizesse a recolha de sangue nesse dia os resultados seriam afetados pela medicação que irei fazer para o retiro do iodo radioativo. Contactei o cirurgião hoje no sentido de saber se poderia e deveria fazer a dita análise antes de iniciar a preparação para o tratamento. Amanhã irei bem cedo ao hospital recolher o sangue para análise porque domingo já começo a nova medicação. E tenho que ir cedo porque é necessário jejum entre 8 a 12 horas, mais ou menos altera os resultados da análise.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

1ª consulta de oncologia

Na passada sexta feira (dia 20) lá fui eu à 1ª consulta de oncologia.
Antes de ser consultada ainda consegui encontrar o meu cirurgião para tirar umas dúvidas. É que as pessoas têm dito que a minha cicatriz está a fazer queloide, inclusivé uma enfermeira. Então a primeira coisa que perguntei ao cirurgião foi isso, ao que ele me respondeu que não tem queloide nenhuma. Simplesmente até meio ano pós cirurgia é normal que a cicatriz vá efetuando mudanças, só apartir desse prazo é que vai começar a ficar mais discreta e a melhorar de aspeto. E que se fosse queloide tinha-se manifestado logo, não era só agora (quase 3 meses depois da operação). Mas a minha principal preocupação que tinha que esclarecer com ele foi porque na última consulta ele marcou-me novamente uma visita para 28 de fevereiro mas nem me pediu para fazer análises. Concerteza que não ia à consulta apenas para ele ver a cicatriz. E realmente, como ele estava de urgência na última consulta e foi chamado para ir tratar de um doente esqueceu-se de me passar as análises. Assim, passou-me então para dia 20 de fevereiro a recolha de sangue para análise de tsh, t3, t4, glicose, azoto ureico, creatinina, albumina, cálcio, sódio, potássio, cloro e osmolalidade. Para as quais tenho que ir em jejum superior a 8 horas e inferior a 12. Fora destes tempos altera o resultados das análises.
Já na colsulta e oncologia, para minha surpresa a médica foi a que me fez as bióspias. Soube que o meu nódulo estava fora da tiróide, mais concretamente numa das glândulas das paratiróides, daí me terem tirado essa glândula também. Estando fora houve mais risco de contágio das zonas envolventes, ainda por cima tinha calcificações. O Iodo ficou marcado. Dia 5 de março. Resumidamente, vou parar o Eutirox 125mg dia 29 de janeiro e no dia seguinte começo uns novos comprimidos "Cynomel" até dia 18 de fevereiro. Esta medicação é ingerida 3x por dia. Todos os restantes medicamentos podem ser ingeridos, como o cálcio. Entretanto ela avisou-me para não fazer desporto nem grandes esforços físicos pois vou sentir muito cansaço e muito sono, além disso é normal que comece a inchar, mas depois passa, é por causa da medicação. Dia 27 de fevereiro começo a dieta. Não posso comer:
  • Peixe de água salgada, mariscos e moluscos;
  • Leite e derivados - queijo, iogurtes, gelados;
  • Ovos;
  • Vísceras;
  • Alimentos fumados, enchidos e conservas;
  • Alimentos submetidos a salmoura;
  • Pão conservado (tipo Panrico);
  • Gomas, sugos, gelatina;
  • Café ou chá preto;
  • Alho, cebola, nabo, espinafres, bróculos;
  • Espargos, couve lombarda, cogumelos;
  • Feijão, grão, ervilhas;
  • Amendoim;
  • Reduzir ao máximo o sal na alimentação e verificar sempre os rótulos dos alimentos processados pela indústria, rejeitanto alimentos que contenham algas, agar agar ou substâncias iodadas.
Os alimentos permitidos são por exemplo:
  • Peixes de água doce;
  • Manteiga, margarinas vegetais;
  • Carne fresca (músculo);
  • Alimentos frescos ou congelados;
  • Pão fresco de trigo ou centeio;
  • Café de cevada fraco ou tisanas;
  • Todos os restantes: alface, tomate, alho francês, couve-flor, couve-de-bruxelas, etc.
Depois dia 5 de março às 9h da manhã tenho que estar no piso -1, em jejum, com os meus bens pessoais, pijamas, rebuçados e pastilhas sem açúcar e o papel da requisição do exame. Posso também levar livros, revistas, computador, telemóvel, etc. Vou fazer a terapeutica do iodo radioativo I131. Não sei em termos técnicos o que isso quer dizer mas é a denominação. Fico internada 48 horas e na manhã do segundo dia volto para casa. Lá não tenho visitas e em casa não posso ter contacto com crianças nem grávidas. Relativamente aos adultos e restantes procedimentos serei esclarecida pela pessoa que me acompanhar no tratamento.
Após o iodo radioativo passo a tomar o Eutirox 150.
Depois a 26 de junho tenho que voltar ao hospital para fazer uma ecografia cervical e análises sanguíneas a tsh, t4, tiroglobulina e anticorpos para tiroglobulina. Os resultados destes exames serão vistos e analisados na consulta de oncologia no dia 10 de Julho.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

E na próxima sexta lá estarei eu, às 8 e meia da matina, para a primeira consulta de oncologia.
Mais um passo... é assim a vida!!

(Suponho que virei de lá com uma dieta para poder fazer o tratamento do iodo radioativo, a ver vamos.)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Artigo na Cosmopolitan


Aqui está o artigo que saiu com o meu caso na Cosmo do mês de dezembro... Se alguém quiser que envie o artigo é só pedir...
Aproveito para agradecer a oportunidade, em especial à Diretora Sandra Maurício e à Jornalista Rita Tilly.
Espero que gostem (deixem o feedback)!!




sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cicatriz com 2 meses




Eis como está a minha tatuagem :)
As 2 primeiras fotos foram no dia 31 de dezembro e a última foi tirada há uns minutos atrás. Com dois meses não está assim muito má. Tem dias que está mais vermelha que outros, de manhã está sempre tão clarinha que mal se nota. Ainda estou proibida de sair à rua sem lenço, o sol estragaria todo o trabalho. E claro, continuo a colocar todos os dias nívea.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Consulta de cirurgia, 2 meses depois

No passado dia 27 de Dezembro tive consulta com o cirurgião, exactamente 2 meses depois da cirurgia.
O resultado das análises estava bom, embora tenham sido efectuadas há um mês atrás. Manteve-me a dose do eutirox (125) e mandou-me passar de 2 para 1 comprimido de cálcio (Ideos). Alertou-me que se tivesse alguns formigueiros nos pés, mãos ou lábios para voltar a tomar 2. Este fim de semana tive alguns formigueiros mas ainda não voltei a tomar os 2 comprimidos porque entretanto não voltei a sentir alterações. Pode ter sido da adaptação.
Quanto à cicatriz, ele não gostou muito, diz que está com relevo e que o furo do dreno já não se deveria notar. Não me quis receitar nenhum creme especial para ajudar na cicatrização, disse para continuar com a nívea e que se entretanto não melhorasse o aspecto que me dava uma anestesia local e me tirava as marcas. Para mim, a cicatriz até está com muito bom aspecto, e quem vê acha o mesmo, apesar de estar sempre avermelhada (ele disse que é normal, mas que com o tempo passa).
Mostrou-me o relatório da cirurgia, o nódulo tinha 11mm e estava fora da cápsula da tiróide, o que torna o meu caso mais especial. Porque estando fora há mais hipótese de ter "contaminado" a área envolvente. Disse-me que com este relatório é certo que vou ter que fazer o iodo para queimar alguns restos que possam ter ficado e para retardar o possível aparecimento de outros nódulos na zona da garganta. Segundo o cirurgião o pior que me pode acontecer é voltarem a aparecer nódulos e ter que ser novamente operada. Espero bem que não...
Já posso fazer a minha vida normalmente. Perguntou-me se tenho dor no local, mas não tenho. No primeiro mês tinha alguma dor de manhã e à noite e acima da cicatriz estava sempre muito duro e sem sensibilidade, mas questionei isso e é normal. Apenas me alertou para tomar sempre a medicação, colocar nívea e nada de apanhar sol.
Aproveitei para esclarecer algumas dúvidas...
  • Se me esquecer de tomar o eutirox um dia não há problema, no dia seguinte continuo a tomar normalmente.  
  • Há medicamentos que no folheto dizem que não devem ser tomados por pessoas com problemas da tiróide. O cirurgião disse para não me preocupar com isso que não há qualquer problema se eu os tomar.
  • Quanto às camisolas de gola alta e juntas ao pescoço também já posso usar.
  • Já posso fazer desporto.
Agora dia 20 de janeiro tenho consulta com o oncologista e dia 28 de fevereiro novamente com o cirurgião.